Oclusão Dentária não é mais que a forma como os seus dentes se relacionam entre si. Para se obter uma oclusão ideal, é necessário que se estabeleça uma correta relação entre os maxilares e ainda um posicionamento dentário que permita a manutenção de todas as funções orais, como a mastigação, a fonação, a deglutinação e a estética.

A má-oclusão dentária pode levar à alteração de uma ou todas estas funções, bem como em alguns casos, à disfunção temporomandibular.

Disfunção temporomandibular, no sentido amplo, é uma afeção resultante do funcionamento anormal da musculatura da mastigação, da articulação temporomandibular (ATM), estruturas associadas ou ambas na região buco-facial ou cervical.

Pode provocar dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalidos), zumbidos ou plenitude no ouvido, travamento ou abrir ou fechar da boca, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação. Pode modificar características psicossomáticas do indivíduo reduzindo a sua qualidade de vida. No âmbito das patologias relacionadas com a oclusão destaca-se o bruxismo.

Marcação de Consulta